PHOTO-2020-08-03-21-39-21_edited.jpg

MFWANANA

Dialetos da Terra

A língua define-se como um dos pilares mais importantes na identidade e cultura de um povo. Desde os tempos mais remotos, tem vindo a desempenhar um papel fundamental na comunicação entre os povos; “Mfwanana*: Dialetos da Terra” traduz-se exclusivamente no resgate das principais línguas nacionais angolanas. Com o aparecimento do colonialismo português e da guerra civil em Angola, os povos sentiram-se forçados a deixar as suas terras, o que resultou num buraco negro de desconhecimento e desvalorização dos seus dialetos.


Atualmente, a língua Portuguesa como herança do colonialismo, é a língua predominante em todo o território nacional. Como consequência dos acontecimentos passados, a ignorância, a xenofobia e o analfabetismo, tem tomado atualmente conta da sociedade angolana.


Artista: Márcia Lima

Arquitetura: Cláudia Cândido; Tânia Rosa



*Mfwanana significa "Identidade" na língua Kikongo. Esta língua é falada pelo povo bacongo nas províncias de Cabinda, do Uíge e do Zaire, no norte de Angola; e na região do baixo Congo, na República Democrática do Congo e nas regiões limítrofes da República do Congo.

 

©2020 por Banga.

  • Instagram
  • Facebook